O Parlamento Europeu reforça o controle sobre as emissões de gases fluorados.

Combate as alterações climáticas

Soren Nielsen

Na semana passada, o Parlamento e o Conselho da UE chegaram a um acordo provisório sobre a eliminação progressiva mais rápida dos gases fluorados (gases "F"). O acordo inclui datas de eliminação progressiva mais rigorosas em setores onde é tecnológica e economicamente viável mudar para refrigerantes alternativos, como os setores de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor.

Isto requer um plano de ação mais rápido para os fabricantes se transformarem em refrigerantes ecológicos e atualizarem as instalações de produção para manusearem com segurança os refrigerantes inflamáveis que substituirão os gases fluorados.

 

Estamos determinados a apoiar os fabricantes na rápida transformação para refrigerantes mais ecológicos. Já assumimos o papel pioneiro de simplificar a transformação com uma solução de carregamento seguro de refrigerante, rápida e fácil de instalar em qualquer área de produção”.
cita Søren Nielsen, CEO da AGRAMKOW

O que são gases "F"?

Gases fluorados ou gases fluorados são gases artificiais usados como refrigerantes em refrigeradores, aparelhos de ar condicionado e bombas de calor. Estes gases têm elevados Potenciais de Aquecimento Global (GWP), alguns até 25.000 vezes superiores ao CO2, e podem persistir na atmosfera durante milhares de anos. Os três principais tipos de gases fluorados são perfluorocarbonos (PFCs), hexafluoreto de enxofre (SF6) e hidrofluorocarbonos (HFCs), que são comumente usados na indústria de resfriamento. Estes gases constam da lista do Protocolo de Montreal, de substâncias controladas, e devem reduzir progressivamente a sua produção e consumo com um calendário de “redução progressiva”.

Os gases fluorados são substituídos, p. ex., por hidrocarbonetos, como os refrigerantes R600a e R290, que são ecológicos e não contêm agentes químicos que emitam gases de efeito estufa na atmosfera. O R600a e o R290 são inflamáveis, mas a sua inflamabilidade está muito bem coberta pelas normas de segurança e, com um manuseamento adequado, os hidrocarbonetos provaram ser uma alternativa segura e melhor aos refrigerantes de gás fluorado.

O plano de eliminação progressiva dos gases fluorados

O regulamento atual sobre gases fluorados, o qual entrou em vigor em 2015, introduz uma proibição de gases fluorados com elevado impacto climático e inclui um calendário de redução gradual para reduzir gradualmente o fornecimento de HFC na UE até 2030. Uma avaliação concluiu que os regulamentos atuais conduziram a uma redução significativa na oferta de emissões de gases fluorados, resultando em melhorias ambientais adicionais sem ter um efeito negativo na economia global. Houve, no entanto, algumas áreas em que o regulamento teve um desempenho menos bom e foi avaliado que são necessárias medidas mais ambiciosas e que o regulamento teve de sofrer múltiplas adaptações para cumprir integralmente o Protocolo de Montreal.

Consequentemente foram propostas opções adicionais, sendo uma delas uma maior redução das emissões, p. ex., através da proibição de produtos e equipamentos que contenham gases fluorados com elevado PAG (GWP). Isso inclui condições de ar, bombas de calor, refrigeradores domésticos e comerciais, freezers e outros equipamentos de refrigeração que contenham esses gases. Já foi definido um calendário de proibições de colocação destes produtos no mercado e proposta de introdução de sanções caso os produtos sejam colocados ilegalmente no mercado.

 

A AGRAMKOW conta com a solução para implementação e rápida migração para refrigerantes inflamáveis.

A sustentabilidade ambiental tem sido um objetivo fundamental para a AGRAMKOW e nosso portfólio de produtos está centrado no aumento da sustentabilidade, na otimização da eficiência da fabricação e na elevação da qualidade. Como parte da nossa dedicação a um futuro mais verde, desenvolvemos soluções inovadoras que abordam os desafios associados ao manuseamento de refrigerantes, tais como deteção de fugas, recuperação, reciclagem e carga de refrigerante.

Nossa solução de carga NO-ZONE é apenas uma peça do quebra-cabeça, a qual acreditamos ser a solução perfeita para fabricantes que desejam migrar para refrigerantes inflamáveis de forma rápida, segura e fácil.

A solução é basicamente uma solução plug-and-play que reduz drasticamente a complexidade e, consequentemente, os custos de instalação, simplesmente eliminando a necessidade de uma zona de segurança de alto custo ao redor da área de carregamento. Os fabricantes podem instalá-la em qualquer lugar da sua produção sem investimentos excessivos, tais como reconstrução ou instalação de complexos sistemas de ventilação. A solução foi concebida de acordo com as diretivas de segurança da UE e dos EUA, com o sistema de segurança integrado, sendo perfeitamente seguro para os colaboradores carregarem com refrigerantes inflamáveis A2L e A3

 

By clicking 'Accept All' you consent that we may collect information about you for various purposes, including: Functionality, Statistics and Marketing